Translate

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Como controlar meus sentimentos. Como fazer


Você gostaria de saber mais sobre os seus sentimento?
Você gostaria de saber as diferenças entre pensamento e sentimentos?
Você gostaria de saber as variações dos seus sentimentos?
Na verdade eu acho que você quer saber tudo sobre os seus sentimentos...
Voce esta no lugar certo!


Apartir de agora voce vai acompanhar comigo, segundo a Maria Cristina Milred, explica no livro a forca dos sentimentos,você vai aprender como lidar com os seus sentimentos, como agir perante uma situação, e o mais importante como saber se o seu sentimento esta a te levar num caminho reto ou num burraco profundo demais... 

Diferente de muitos conteudos que andam na internet falando de sentimentos, este, foi escrito atenciosamente para corresponder as questões mais íntimas e tem respostas mais relevante que procuramos sempre ter na vida.

A Maria Cristina Milred escreveu estas páginas depois de uma experiência de quase trinta anos como psicóloga clínica, para tentar mostrar como podemos VIVER MUITO BEM, apesar dos problemas normais da vida que provocam sentimentos negativos, como raiva, medo, tristeza, inclusive aproveitando esses problemas para atingir um nível de desenvolvimento individual cada vez maior.

No trabalho ela constatou que as pessoas sabem muito sobre cuidados físicos, preocupam-se com alimentação saudável, ginástica, vitaminas; mas muito poucas estão cientes dos cuidados psicológicos.
Por exemplo, se falasse para você não comer nada durante três dias e depois participar de uma corrida, você olharia com pena por eu ter perdido o juízo. Porém, quantos de nós continuamos às vezes lidando
com problemas sérios de relacionamento, comunicação, trabalho, sem
cuidar de nossas condições psicológicas!
Os famosos “problemas psicológicos”, especialmente os que estão tão na moda hoje, como síndrome do pânico, fobias, stress, são reações de nosso organismo perante estímulos fortes demais e que poderiam ter sido prevenidos na grande maioria dos casos.

Disse A Maria: "existem muitos livros de auto-ajuda, cheios de sugestões e conselhos bem intencionados, mas a maioria não é auto-ajuda, porque não tenta aproveitar o potencial maravilhoso que existe em todos nós e que chama-se sentimentos. Até no famoso “pensamento positivo”, espera-se que só a repetição
de frases como “eu me sinto feliz”, ou “eu gosto de mim mesmo”, vai ter um efeito automático e conseguir que a pessoa realmente passe a se sentir assim. Mas esse enfoque ignora um elemento fundamental, que é a base de nossa proposta: conhecer melhor os nossos sentimentos positivos e negativos, como o combustível que vamos utilizar na nossa vida diária de um modo cada vez mais efetivo, sem bloqueá-los e sem passá-los para a área física em forma de sintomas." 

...VAMOS COECAR...


Porque diferenciar pensamentos de sentimentos?

 A Maria Cristina Milred explica: É importante diferenciar bem entre sentimentos e pensamentos para
poder usá-los do melhor modo possível na nossa vida diária, e especificamente, nas técnicas desenvolvidas na segunda parte deste trabalho.

Pensamento

O pensamento é um conceito lógico, que segue uma estrutura definida e está sempre associado a um conteúdo claro, por exemplo, penso em uma casa e posso imaginar algo que vai ter certos elementos
reconhecíveis por todos; pode ter um ou dois andares, poucos ou muitos quartos, mas vai sempre ter algum tipo de portas e janelas.

Sentimento

Se falo “a casa da minha infância”, eu incorporo outro elemento que é o sentimento. Não só vou ter uma representação mental de um objeto, mas agora vai estar carregada com sensações e sentimentos que vem da minha vida nessa casa e que vão ser positivos e/ou negativos.

Diferencas entre pensamento e sentimento

Para ver que o pensamento como está definido aqui, é neutro, intelectual, enquanto que o sentimento traz uma série de outros elementos psicológicos, conscientes e inconscientes.

Porque é tão importante essa diferenciação?

Porque nós percebemos um estímulo ou uma situação, não como ela é objetivamente, mas como ela é para nós, de acordo à nossa história pessoal. Isso é normal até um certo ponto mas quando a distorção, a diferença entre a situação real e o modo como a percebemos, é muito grande, vamos ter problemas de adaptação.


Sentimentos versus Comportamentos


Muitas vezes podemos nos livrar de comportamentos negativos e até sintomas simplesmente deixando nossos sentimentos se expressarem livremente. Isto deveria ser automático mas as pessoas sentem-se culpadas pelos sentimentos chamados “negativos” e bloqueiam sua percepção. Suponhamos que dissesse: “Sinto-me culpado por gostar da cor vermelha e não amarela”. Todos ficariam surpresos porque gostar ou não de uma cor é aceito pela sociedade. Mas se disser: “Não gosto de fulano”
já não teria a mesma aprovação geral. Porque, se ambos são expressões afetivas, de gostar ou não? Simplesmente porque no segundo caso existe um juízo de valor: Não é bom não gostar de alguém (ou pelo menos falar sobre isso).
Porém, nós não deveríamos nos sentir culpados pelos nossos sentimentos. Eles existem como parte de nós e devemos aceitá-los como aceitamos nossa altura ou que não temos habilidade para desenhar.

Quando a pessoa aceita realmente seus sentimentos, não precisa desperdiçar preciosa energia psicológica para bloqueá-los, energia que poderia, então, utilizar de um modo mais produtivo.
Eu posso ouvir a resposta de vocês: “Não dá para aceitar os sentimentos negativos, assim a sociedade seria um caos, todo mundo brigando com todo mundo...” Pelo contrário, se todos nós aceitássemos nossos sentimentos, o relacionamento social e toda nossa vida melhorariam muito, porque não devemos confundir sentimentos com comportamento. Eu devo aceitar todos meus sentimentos, mas não os comportamentos provocados por eles. Essa diferenciação é muito importante e é básica no nosso caminho de autoconhecimento. Os sentimentos são uma parte fundamental de nós e querem se manifestar. Se são bloqueados, vão se acumular e criar uma pressão psicológica cada vez maior até serem expressos muitas vezes de formas violentas, que poderiam ter sido prevenidas.

Em psicologia, como em física, “nada se perde, tudo se transforma”. Se eu não aceitar meus sentimentos normalmente, eles vão se manifestar através de sintomas e até doenças psicossomáticas.
Pelo contrário, se eu tomar consciência desses sentimentos “negativos” (tristeza, raiva, frustração) e aceitá-los como parte da minha personalidade nesse momento, vou poder lidar com eles de um modo
muito mais amadurecido. Porque estou enfatizando “nesse momento”? Porque, apesar do
medo que as pessoas têm geralmente para aceitar esses sentimentos, eles não são eternos. Normalmente, são reações a estímulos externos e se não os bloquearmos, vão se expressar de um modo adequado e desaparecer sem traumas. Mas se nós não aceitamos esses sentimentos, eles não desaparecem,
ficam dentro de nós, esperando pelo momento de serem extravasados de forma mais violenta, ou então, disfarçadamente, através dos sintomas.

Pronto! entao voce ja temnocao douque pode ser um sentimento e como pode saber se esta fazer o correto ou nao com a sua vida moral que afinal eh muito importante e eh indispensavel na nossa vida!

Fique atento no proximo conteudo que sera lancado porque vai dar continuidade ao nosso assunto "Sentimentos", e inscreva-se na no botao com a opcao da margem direita desta pagina para obter todas actualizacoes que forem feitas. Abracos e obrigado pela visita, volte sempre!!!



GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comments:

Postar um comentário